Resumo (1ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura)

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Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária
Abertura: 18/02/2025 - 15:00
Encerramento: 18/02/2025 - 16:09



Conteúdo Multimídia



Mesa Diretora
Presidente: Eclaiton Bueno / UNIÃO
Vice-Presidente: Ilson Caninana / PL
1º Secretário: Deleon Betim / MDB
2º Secretário: Joel Sacolinha / UNIÃO



Lista de Presença na Sessão
Alan Fagundes / PP
André Petter / PSD
Cleverson / MDB
Deleon Betim / MDB
Diego Silva / PP
Eclaiton Bueno / UNIÃO
Ilson Caninana / PL
Joel Sacolinha / UNIÃO
Julia Spinardi / PL
Sandro / PSD
Sergio / PSD






Correspondências
PG Nº 001/2025 - Protocolo Geral
Data: 06/01/2025 - Interessado: DEPUTADO ALEXANDRE CURI
Assunto: Ofício nº 2742/2024 - ALEP - Ref.: requerimento de autoria do Deputado Delegado Tito Barichello. VOTO DE CONGRATULAÇÕES, ao Município de Carambeí, pela comemoração de seu aniversário.
PG Nº 003/2025 - Protocolo Geral
Data: 07/01/2025 - Interessado: Transferegov
Assunto: Informamos à essa Câmara Municipal a celebração do convênio nº 957262/2024 entre o Município de Carambei/PR e a União.
PG Nº 004/2025 - Protocolo Geral
Data: 07/01/2025 - Interessado: Elisângela Pedroso de Oliveira Nunes
Assunto: Ofício nº 001/2025 - GP Veto Integral ao Projeto de Lei Ordinária n° 58/2024.
PG Nº 012/2025 - Protocolo Geral
Data: 22/01/2025 - Interessado: Marcio Alexandre Pavarini e outros
Assunto: Contrato de Repasse celebrado entre o Município de Carambeí e a Caixa Econômica Federal.



Matérias do Expediente
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Projeto de Lei Ordinária nº 1 de 2025
Autor: Executivo Municipal - Prefeito
Número de Protocolo: 55
PLO nº 01/2025 - Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no orçamento do Município, com base em superávit financeiro, no valor de R$ 1.704.389,36 (um milhão, setecentos e quatro mil, trezentos e oitenta e nove reais e trinta e seis centavos), na forma em que especifica abaixo.


Obs.: Leitura.
Matéria lida
2 - Projeto de Lei Ordinária nº 2 de 2025
Autor: Executivo Municipal - Prefeito
Número de Protocolo: 56
PLO nº 02/2025 - Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional especial no orçamento do Município, com base em superávit financeiro, no valor de R$ 680.729,56 (seiscentos e oitenta mil, setecentos e vinte e nove reais e cinquenta e seis centavos), na forma em que especifica abaixo.


Obs.: Leitura.
Matéria lida
3 - Projeto de Lei Ordinária nº 3 de 2025
Autor: Executivo Municipal - Prefeito
Número de Protocolo: 67
Processo: 3/2025
PLO Nº 03/2025 - Autoriza a desafetação e permuta de área pública, bem como dá outras providências.


Obs.: Leitura.
Matéria lida
4 - Projeto de Lei Ordinária nº 4 de 2025
Autor: Executivo Municipal - Prefeito
Número de Protocolo: 80
PLO Nº 04/2025 - Promove alterações na Lei Municipal n° 572/2008 e dá outras providências.


Obs.: Leitura.
Matéria lida
5 - Projeto de Lei Ordinária nº 5 de 2025
Autor: Todos os Vereadores - Parlamentares
Número de Protocolo: 85
PLO Nº 05/2025 - Dispõe sobre a alteração nas Leis 1.122/2015 e 1.211/2017 e dá outras providências.


Obs.: Leitura.
Matéria lida
6 - Projeto de Lei Ordinária nº 6 de 2025
Autor: Deleon Betim
Número de Protocolo: 90
Processo: 6/2025
PLO Nº 06/2025 - Denomina a Vila situada na Avenida dos Pioneiros, Bairro Pilatos, como “Vila Prado”.


Obs.: Leitura.
Matéria lida
7 - Indicação nº 2 de 2025
Autor: Deleon Betim
Número de Protocolo: 26
IND Nº 02/2025 - Indico nos termos da Legislação Municipal, para que o Executivo estude a possibilidade de ofertar aulas gratuitas de ginástica artística para crianças e adolescentes da cidade.


Obs.: Leitura e explicação.
Matéria lida
8 - Indicação nº 3 de 2025
Autor: Ilson Caninana
Número de Protocolo: 29
IND Nº 03/2025 - Indico nos termos da Legislação Municipal, para que o Executivo estude a possibilidade de dar continuidade à pavimentação asfáltica no Catanduvas, abrangendo o trecho desde a Igreja Imaculada Conceição até a Escola Maria Ruth de Lima.


Obs.: Leitura e explicação.
Matéria lida
9 - Indicação nº 8 de 2025
Autor: André Petter
Número de Protocolo: 58
IND Nº 08/2025 - Indico nos termos da Legislação Municipal, para que o Executivo estude a possibilidade de criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública, na cidade de Carambeí.


Obs.: Leitura e explicação.
Matéria lida
10 - Indicação nº 9 de 2025
Autor: Sandro
Número de Protocolo: 74
Processo: 9/2025
IND Nº 09/2025 – Indico a necessidade de construção de uma ponte em concreto na localidade de Ronca Porco.


Obs.: Leitura e explicação.
Matéria lida
11 - Indicação nº 12 de 2025
Autor: Diego Silva
Número de Protocolo: 95
IND Nº 12/2025 – Indico nos termos da Legislação Municipal, para que o Executivo estude a possibilidade de implantar o Programa "Reconstrução Solidária” para atendimento de famílias em estado de vulnerabilidade social em nossa cidade.


Obs.: Leitura e explicação.
Matéria lida
12 - Indicação nº 13 de 2025
Autor: Cleverson
Número de Protocolo: 96
IND Nº 13/2025 – Indico, nos termos da legislação municipal, que o Poder Executivo realize um estudo técnico para avaliar a viabilidade da implantação de um ponto de ônibus na Rua Porto Alegre, ao lado da Unidade de Saúde Jardim Brasília e da praça.


Obs.: Leitura e explicação.
Matéria lida
13 - Indicação nº 14 de 2025
Autor: Alan Fagundes
Número de Protocolo: 98
IND Nº 14/2025 – Indico nos termos da Legislação Municipal que o Poder Executivo estude a possibilidade de realizar melhorias na iluminação pública da Avenida do Ouro, ao redor do prédio da Prefeitura Municipal.


Obs.: Leitura e explicação.
Matéria lida
14 - Indicação nº 16 de 2025
Autor: Julia Spinardi
Número de Protocolo: 100
IND Nº 16/2025 - Indico nos termos da Legislação Municipal, para que o Executivo estude a possibilidade de dar continuidade da pavimentação asfáltica na Estrada do Catanduvas, desde a Igreja Imaculada Conceição até a Escola Maria Ruth de Lima. Adicionalmente, solicito a instalação de faixas de pedestres e pista para ciclistas e atletas ao longo desse trecho.


Obs.: Leitura e explicação.
Matéria lida
15 - Indicação nº 18 de 2025
Autor: Eclaiton Bueno
Número de Protocolo: 104
IND Nº 18/2025 - Indico nos termos da Legislação Municipal, para que seja analisada a possibilidade de solucionar os problemas de alagamentos recorrentes na Rua dos Topázios, especialmente nos dias de chuvas de alto volume. Além da revitalização completa da via.


Obs.: Leitura e explicação.
Matéria lida



Lista de Presença na Ordem do Dia
Alan Fagundes / PP
André Petter / PSD
Cleverson / MDB
Deleon Betim / MDB
Diego Silva / PP
Eclaiton Bueno / UNIÃO
Ilson Caninana / PL
Joel Sacolinha / UNIÃO
Julia Spinardi / PL
Sandro / PSD
Sergio / PSD



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Requerimento nº 1 de 2025
Autores: Sandro, Deleon Betim
Número de Protocolo: 103
REQ Nº 01/2025 - Requer informações sobre a Estrada do Areião.


Obs.: Para única votação.
APROVADO



Votações Nominais - Matérias da Ordem do Dia
Matéria Votos
Requerimento nº 1 de 2025
  • Alan Fagundes - Sim
  • André Petter - Sim
  • Cleverson - Sim
  • Deleon Betim - Sim
  • Diego Silva - Sim
  • Eclaiton Bueno - Não Votou
  • Ilson Caninana - Sim
  • Joel Sacolinha - Sim
  • Julia Spinardi - Sim
  • Sandro - Sim
  • Sergio - Sim



  • Considerações Finais

    O Presidente Eclaiton Moreira Bueno declarou aberta a 1ª Sessão Ordinária de 2025 e convidou todos os presentes para entoarem o Hino Nacional, seguido pelo Hino de Carambeí. Iniciando os trabalhos e abrindo o Expediente, nos termos do artigo 91 do Regimento Interno, o Presidente solicitou ao Primeiro Secretário, vereador Deleon Betim, que realizasse a leitura do expediente do dia. Em seguida, nos termos do artigo 111 do Regimento Interno, encaminhou para as Comissões Internas o Veto Integral ao Projeto de Lei nº 58/2024 e os Projetos de Lei nº 01, 02, 03, 04, 05 e 06/2025. O Presidente disponibilizou cinco minutos para que os vereadores se manifestassem sobre suas Indicações, conforme artigo 141, inciso VII, do Regimento Interno. Com a palavra, o vereador Profº Deleon Betim falou sobre sua Indicação nº 02/2025, referente à retomada do projeto de ginástica artística no Município, atendendo à solicitação da população e dos professores que consideram importante a reativação do programa. Em seguida, o vereador Ilson Caninana abordou sua Indicação nº 03/2025, solicitando a continuidade do asfaltamento do Catanduvas entre a Igreja Imaculada Conceição e a Escola Rural Municipal Maria Ruth de Lima, medida considerada essencial devido ao grande fluxo de veículos na via. O vereador André Petter apresentou sua Indicação nº 08/2025, propondo a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, com o objetivo de proporcionar mais segurança e tranquilidade à comunidade. O vereador Profº Sandro manifestou-se sobre sua Indicação nº 09/2025, tratando dos riscos enfrentados pelos veículos que transitam pela antiga ponte na localidade de Ronca Porco, no Catanduvas, ressaltando que a estrutura não suporta o tráfego de veículos pesados. O vereador Diego Silva destacou sua Indicação nº 12/2025, voltada para a assistência social, apresentando o projeto "Reconstrução Solidária", que prevê a atuação do poder público no fornecimento de materiais de construção para pessoas em situação de vulnerabilidade social e precariedade habitacional, conforme critérios estabelecidos em lei. Mencionou que projeto semelhante foi implantado na cidade vizinha de Castro, com resultados positivos. O vereador Cabo Cleverson discutiu sua Indicação nº 13/2025, solicitando a implantação de um ponto de ônibus na Rua Porto Alegre, no bairro Jardim Brasília, próximo à unidade básica de saúde. O vereador Alan Fagundes abordou sua Indicação nº 14/2025, solicitando melhorias na iluminação pública na Rua do Ouro, nas proximidades do Paço Municipal, justificando a necessidade da medida para aumentar a segurança e proporcionar melhores condições para os frequentadores do local. A vereadora Julia Spinardi apresentou sua Indicação nº 16/2025, requerendo a pavimentação asfáltica no Catanduvas, destacando a importância da via como rota de acesso e sugerindo a implantação de uma pista de caminhada e ciclismo para maior segurança de pedestres e atletas. O Presidente encaminhou ao Poder Executivo as Indicações nº 02, 03, 08, 09, 12, 13, 14, 16 e 18/2025. Em seguida, conforme artigo 25, inciso I, do Regimento Interno, solicitou ao vereador Joel Sacolinha a verificação de quórum, sendo constatada a presença de todos os vereadores em plenário. Havendo número legal, nos termos do parágrafo primeiro do artigo 93 do Regimento Interno, o Presidente deu início à Ordem do Dia. Foi colocado em única discussão o Requerimento nº 01/2025. O vereador Profº Sandro comentou que moradores relataram que a obra mencionada no requerimento está paralisada há muito tempo e que, em fiscalização realizada no local, os vereadores constataram irregularidades como meios-fios soltos e buracos na via. O requerimento solicita informações sobre o tempo e justificativa para a paralisação da obra. O vereador Deleon Betim complementou explicando a natureza da matéria legislativa. O vereador Ilson Caninana manifestou-se sobre a situação da obra, e o vereador Profº Sérgio destacou a conquista de verbas que viabilizaram sua execução. Após a discussão, o requerimento foi colocado em votação e aprovado por unanimidade. Dando continuidade, foi abordada a composição da Comissão de Finanças e Orçamento. O Presidente informou que, de acordo com a Ata nº 03/2025 da reunião realizada no dia 10 de fevereiro de 2025, as Comissões foram definidas conforme o artigo 33 do Regimento Interno. No entanto, foi registrado que havia dois candidatos à presidência da Comissão de Finanças e Orçamento: os vereadores Diego Silva e Ilson Caninana. Em conformidade com o parágrafo 1º do artigo 33 do Regimento Interno, foi realizada votação nominal para a escolha do presidente da Comissão. O vereador Diego Silva recebeu cinco votos favoráveis, e o vereador Ilson Caninana também recebeu cinco votos favoráveis. Diante do empate, o Presidente, nos termos do artigo 155 do Regimento Interno, desempatou a votação, escolhendo o vereador Ilson Caninana como presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, que ficou composta pelos membros André Petter e Cleverson Santos. Para fins de publicidade, o Presidente informou a composição das demais comissões: Comissão de Justiça e Redação - Presidente: Profº Deleon Betim, membros: Julia Spinardi e Alan Fagundes. Comissão de Obras e Serviços Públicos - Presidente: Alan Fagundes, membros: Ilson Caninana e Profº Sérgio. Comissão de Educação, Esporte, Saúde e Assistência Social - Presidente: Profº Sandro, membros: Julia Spinardi e Profº Deleon Betim. Comissão de Agricultura, Pecuária e Interior - Presidente: André Petter, membros: Joel Sacolinha e Diego Silva. Comissão de Turismo e Meio Ambiente - Presidente: Cleverson, membros: Joel Sacolinha e Profº Sérgio. Não havendo outras matérias a serem tratadas, e conforme parágrafo único do artigo 83 do Regimento Interno, o Presidente concedeu a palavra livre por cinco minutos aos vereadores. O vereador Ilson Caninana manifestou seu respeito à população, solicitou um ofício à Secretaria Municipal de Obras para a limpeza de terrenos públicos e para que o Poder Executivo cobre a limpeza dos terrenos particulares, além de parabenizar o Secretário de Desenvolvimento, Sr. Pedro Meyer, pela implantação da Feira Verde no município. O vereador Diego Silva desejou um ótimo ano legislativo a todos os vereadores e complementou sua indicação. O vereador Deleon Betim agradeceu a presença de todos na sessão. O vereador Profº Sandro parabenizou Diego Silva por sua indicação e mencionou a possibilidade de solicitar ao Poder Executivo a implantação do REURB no município. O vereador Diego Silva destacou o programa "Moradia Legal", que conta com equipe especializada para realização de visitas "in loco" e viabilização da regularização fundiária. O vereador Profº Sérgio comentou sobre a adesão ao programa "O Esporte que Queremos", política pública do Governo do Estado, e sobre manutenções necessárias nos bairros devido às chuvas, além de solicitar um ofício sobre a situação de uma ponte na localidade do Lajeado. O Presidente prorrogou a Sessão por mais uma hora, fundamentado no artigo 17, inciso XIV, do Regimento Interno. A vereadora Julia Spinardi se colocou à disposição da população e destacou seu compromisso com a representatividade feminina na Câmara. O Presidente desejou êxito aos trabalhos legislativos e ressaltou a importância do papel dos vereadores. Nada mais havendo, o Presidente convocou os vereadores para a 1ª Sessão Extraordinária, a ser realizada no dia 20 de fevereiro às 15h, conforme Edital nº 02 de Convocação publicado no Diário Oficial, e declarou encerrada a Sessão às 16h09. E eu, Fernanda Thais Ruths, lavrei a presente ata, que segue assinada por mim e pelos vereadores presentes em plenário.